top of page

Coaching

História

A palavra “Coach” surgiu na Inglaterra, em 1500, para denominar aquele que conduz uma carruagem que transporta pessoas de um lugar para outro, veiculo que nessa epoca se expandiu por toda a europa com o mesmo nome.

 

 

Em 1850, a palavra “Coach” era utilizada nas universidades da Inglaterra para denominar o tutor de uma pessoa. Aquele que apelava à força e capacidade do estudante levando-o a preparar-se para os exames com excelentes resultados. 

 

 

O paralelismo entre a carruagem e o inicio do conceito de Coaching teve inicio nesta epoca com a analogia do movimento na vida entre ambientes, trocar conhecimentos, inovar e expandir colocando a vida em ação.

 

 

Em 1950, primeiramente introduzido na literatura de negócios como uma habilidade no treinamento de pessoas e gestão de empresas. O Coaching empresarial ou executivo era aplicado a altos executivos.

 

 

Nas decadas de 50/60 a palavra foi associada ao treino e incorporado no mundo desportivo. Para alem do treino fisico é necessario atribuir a devida dimensão ao treino mental e emocional. Atraves de um acompanhamento muitdisciplinar, unindo corpo e mente, os treinadores ajudam os atletas a preparar-se para a competição mantendo a motivação.

 

 

Em 1960, o conceito de Coaching democratizou-se e programa educacional em Nova York introduziu pela primeira vez habilidades de Coaching de Vida. Este programa foi transportado para o Canadá e melhorado com a inclusão de resolução de problemas.

 

 

Em 1980, programas de liderança incluíram o conceito de Coaching Executivo e o mundo dos negócios começou a dar importância a este tema. A partir da década de 80 o Coaching emerge como uma disciplina poderosa.

 

 

Atualmente, a nivel internacional, o Coaching já é recohecido como uma profissão de importancia e que promove resultados extraordinarios.

 

 

As principais áreas de atuação do Coaching hoje são Profissionais (Negócios, Carreia e Executivo) e Pessoais (Vida, Desporto, Saúde, Relacionamentos, Finanças entre outros).

NOTA:

o Coaching não substitui a Psicologia.

O Coaching não é para quem necessita de tratar a sua saúde mental.

Atualmente em Portugal já há muitos Psicólogos Coachs.

 

O que é o Coaching?

Coaching é o processo de melhorar a performance de um indivíduo, grupo ou empresa, promovendo resultados positivos, através de técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um Profissional, o Coach em parceria com um Cliente o Coachee.

 

O Coaching é o desenvolvimento de habilidades, recursos ou comportamentos, para objetivos e metas de forma sistemática e motivada, possibilitando ao Coachee ter competências, foco e entusiasmo necessário para que atinja seus objetivos.

Exemplo do que se melhora com o Coaching:

 

            Equilíbrio entre as diversas áreas

 

            Melhoria na comunicação

 

            Alinhamento de missão, valores e crenças

 

            Equilíbrio e harmonia interior

 

            Controle das emoções 

 

            Aumento da felicidade

 

            Aumento da produtividade

 

            Satisfação e realização

 

            Melhoria no relacionamento entre pares

 

            Redução de conflitos

 

            Aumento da responsabilidade sobre as ações

 

            Desenvolvimento de competências e habilidades

 

            Planeamento

 

            Foco

 

 

Definição

“O Coaching é uma profissão recente, que reúne os melhores conceitos do mundo profissional, da psicologia, da filosofia, do desporto e da espiritualidade. Existem mais de 30.000 Coach’s, em todo o mundo, a trabalhar com pessoas a nível individual e com empresas, conduzindo as pessoas à mudança e incremento da performance.” Definição da European Coaching Association (ECA).

Definição

Como funciona o Coaching?

"Coaching é a atividade especializada que ajuda as pessoas a atingir suas metas. Antes disso, no entanto, é um trabalho que envolve uma profunda reflexão sobre tudo o que é importante em nossas vidas."
Arthur Diniz

Como funciona o Coaching?

-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

O processo de Coaching é uma relação profissional baseada na confiança, ética e confidencialidade, formando uma parceria entre Coach e Cliente.

​ 

Nas sessões o Coach ouve, sem juízos ou criticas, dá feedback e coloca questões promovendo a reflexão. O processo baseia-se nos recursos que a pessoa possui.

 

Processo de Coaching


A estrutura do processo de Coaching varia de acordo com a necessidade do Cliente:

  • É composto por etapas, tem início e fim;

  • Dependendo do assunto a tratar o processo pode ter uma duração média de 6 a 12 sessões;

  • A duração das sessões é de cerca de 60 minutos;

  • No primeiro contacto efetua-se uma sessão de esclarecimento de 30 minutos;

  • As sessões são presenciais e/ou vídeo/chamadas por skype;

  • A sua periodicidade é adaptada às necessidades do Cliente (semanal, quinzenal ou mensal);

  • Entre sessões o acompanhamento e/ou feedback é efetuado por e-mail resumindo os pontos fundamentais e/ou trabalhos propostos;

  • Em cada sessão é o cliente quem define o objetivo da mesma.

 

Quem é o Coach?

​O Coach é um profissional que prima pela ética e confidencialidade, com capacidade de ouvir, que apoia o auto-conhecimento, a descoberta e a identificação das fraquezas e capacidades, potencializando as competências, acompanhando a aprendizagem, a busca da excelência e a mudança, sem fazer juízos ou criticas e sem dar conselhos a sempre a promover a motivação.

Sessões de Coaching

As sessões de Coaching podem ser presenciais ou via skype, funcionam de igual forma, é uma opção.

As sessões via skype facilitam bastante. Pode estar em qualquer local,, no escritório ou no conforto do seu lar, sem necessidade de perder tempo com as deslocações, com o trânsito e de ter  de encontrar um lugar de estacionamento.

Porquê o Coaching?


Por vezes, queremos muito fazer algo, já há algum tempo... porém, não o fazemos... passa um dia, passa o dia seguinte e continuamos onde estávamos.

A quem é que isto nunca aconteceu?
Qual é a sensação ao pensar nos sonhos que ficaram para trás?
O que poderia ter sido feito?

Quantas vezes demos o passo seguinte e avançámos?
O que é que isso custou?
Qual foi a satisfação no final?

Sonhar, tomar a decisão, planear e dar os passos, manter o ritmo a que nos propomos e ir avaliando a evolução. Dito assim até parece fácil, mas nem sempre o é, todos o sabemos. A ajuda de um Coach pode facilitar em todo este processo.

 

A quem se destina?

 

Para quem quer investir no seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional e potenciar as suas capacidades e competências.

Se está disposto a sair da sua zona de conforto e procurar equilíbrio e harmonia em todas as áreas da sua vida.

Se pretende agir e obter resultados mais rápidos na concretização dos seus objetivos.

 

Destinatários
Características

As sessões de Coaching são para todas as pessoas, independentemente do género e idade.

 

Tanto Homens como Mulheres beneficiam com o trabalho promovido nas sessões de Coaching, seja qual for o assunto que necessitem de abordar (por exemplo: melhorar a auto-estima ou a auto-confiança, o auto-conhecimento, relacionamento, profissional, financeira, mudança ou procura de novo trabalho, etc.).

Crianças e adolescentes estão em processo de Desenvolvimento Pessoal e beneficiam bastante com as técnicas e aprendizados que lhes é proporcionado nas sessões de Coaching. 

bottom of page