top of page

O inverno chegou, o Natal já foi e a passagem de ano também...

  • Foto do escritor: Licinia Leitão - Coach
    Licinia Leitão - Coach
  • 3 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de abr. de 2020


Chegou o Inverno, o ciclo em que na natureza é tempo para ganhar forças e preparar o renascimento que acontece na Primavera.

Coincidência ou não quando chega o Inverno chega, também, o Natal com os seus momentos de introspeção e recolhimento familiar. As famílias reúnem-se em volta da mesa, partilham e conversam... coisas que durante o ano pouco acontecem, com a correria dos dias de hoje. Este período leva à interiorização, à saudade dos que partiram, à analise de quem se é, à refleção sobre o que aconteceu durante o ano que termina.

Logo de seguida chega o final do ano, fecha um ciclo para dar inicio a outro ciclo temporal ilusório. Neste período faz-se o balanço do ano que acaba e com muita vontade de o ver terminar como se dessa forma ficasse para trás tudo o que correu menos bem ou o que não se concretizou. Refazem-se projetos, esperanças e sonhos como se o inicio do novo ciclo fosse magico e tudo fosse possível.

À meia noite na passagem de ano comem-se as 12 passas e idealizam-se os pedidos/sonhos, há abraços, beijos e votos de um Feliz Ano Novo e que traga tudo de bom. Há euforia e alegria nos rostos, há o renovar da esperança de que tudo pode melhorar. No primeiro dia do ano há vontade de fazer isto e aquilo... começar no ginásio, fazer a dieta, iniciar um curso, mudar de emprego... Passa o segundo e o terceiro dias do ano as rotinas regressam e poucas das ideias, projetos, iniciativas ganham pernas para andar, começam a esmorecer e com a continuação tudo volta ao "normal" e quando se dá por isso é Carnaval, começam a ouvir-se os passarinhos na Primavera e vem a Pascoa e chega o Verão que passa num ápice, o tempo começa a arrefecer e estamos no Natal outra vez...

A vida de uma pessoa tem semelhanças com a vida das empresas. No final do ano faz-se o balanço e criam-se os projetos e respetivos orçamentos para o ano seguinte. Uma das diferenças mais notórias é que as empresa é feita a analise do que foi feito e quais as necessidades de melhoria, a identificação dos riscos e oportunidades e o planeamento para a concretização dos projetos. Tudo isto pode e deve ser efetuado na vida pessoal. O Coaching é o processo em que todas estas e muitas outras questões são vistas e que ajudam em parceria a que os projetos pessoais e/ou profissionais possam ter pernas para andar e sejam concretizados.

“O único lugar onde o Sucesso vem antes do Trabalho é no dicionário." Albert Einstein

Em 2018 faça diferente Atreva-se a concretizar os seus sonhos e a atingir as suas metas

Tenha um ano de mudança e de melhoria



Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page