top of page

O vírus que parou o mundo

  • Foto do escritor: Licinia Leitão - Coach
    Licinia Leitão - Coach
  • 27 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

É assim que conhecemos a nossa civilização e a nossa sociedade com as filas intermináveis nos inícios das manhãs e no final da tarde, a correria de deixar os filhos na entrada da escola, onde centenas ou até milhares de crianças ou adolescentes se empurram nos corredores, filas para o almoço nos restaurantes ou cantinas cheios, os centros comerciais cheios de gente em épocas de mudança de estação. Gente nas praias onde não cabe mais uma toalha estendida, aviões e todos os outros transportes públicos de bancos estreitos ou onde é necessário manter-se em pé, onde há contacto físico com estranhos, navios cruzeiros a transportarem milhares de turistas e mais uma quantidade considerável de tripulantes... Gente por terra, ar e mar... gente, gente, gente por todo o lado.


Se há um ano atrás alguém mencionasse a possibilidade de um dia as grandes cidades ficarem sem transito e que as pessoas iam ficar presas em casa sem terem cometido crime e sem estarem em prisão domiciliária teria sido a gargalhada geral, era impensável, teria sido considerada uma brincadeira ou uma novela muito mal contada ou um filme de ficção cientifica.


Mas de repente, país após país, começaram a suspender a vida "moderna", as pessoas foram convidadas ao isolamento social ou mesmo à quarentena, noutros casos foram internadas por terem contraído o vírus e necessitarem de ajuda especializada. Os hospitais começaram a encher com doentes desta pandemia. O pessoal que trabalha na linha da frente começa a ficar esgotado.


Parece um história nada realista, apesar de os midia não pararem de transmitir a informação do que se passa pelo mundo, como acreditar? um inimigo invisível e minúsculo pode parar assim a humanidade?


É a realidade no final de 2019 e inicio de 2020 e ainda sem data previsível para terminar. O vírus parou o mundo, a economia mundial está a balançar, os políticos e financeiros procuram caminhos e soluções, os humanos adoecem e os cientistas à procura da vacina.


Em Portugal, onde tudo é burocracia e para se resolver alguma questão há reuniões e mais reuniões algumas delas inconclusivas; Portugal que desde a globalização abandonou a agricultura e a criação de gado, que desvalorizou o produzido em Portugal e que tantos bens essenciais importa; os portugueses que sentem uma dificuldade enorme em avançar com mudanças, começaram na sua grande capacidade de trabalho e de "desenrasque" a alterar o objetivo de produção de algumas empresas, estão a mostrar a sua capacidade de organização, de mobilização, de improviso e de solidariedade.


Tudo isto mostra que em momentos de crise, grande parte das pessoas se adapta, com relativa facilidade, a mudanças imediatas e que arregaçam as mangas para começar a fazer o que for preciso.

Tudo isto mostra que quando existe um propósito a luta é facilitada.

Tudo isto mostra que o foco num objetivo é primordial para a concretização.

Tudo isto mostra que a atitude é o fundamental para a evolução do ser humano como pessoa e como profissional.

Ou seja, tudo isto mostra a capacidade de mudar o que não agrada, tudo isto mostra a possibilidade de adquirir ou aperfeiçoar as skills de cada um, tudo isto mostra a capacidade de resiliência.


Parabéns Portugal...

Parabéns a todos os que, de alguma forma, se esforçam para que tudo resulte...

Comentários


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page