Mudança
- Licinia Leitão - Coach

- 9 de jan. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de abr. de 2020

Mudança uma simples palavra que assusta muita gente. Mudar é a questão que em determinados momentos da vida pode facilitar a evolução e o desenvolvimento, é dar um salto para conseguir concretizar metas, sonhos, objetivos e projetos.
O Homem vai promovendo uma série de alterações na natureza, na sociedade, na evolução da civilização e da tecnologia, na forma de viver e de estar em família e em comunidade.
Com a evolução da civilização ao longo dos séculos fomo-nos sedentarizando e acostumando a viver de uma forma monótona e rotineira. Desde sempre, foi-se criando uma sociedade em que classificamos a vida de forma material, com muito consumismo, sem dar o devido valor à parte emocional e espiritual. As gerações do século passado criaram a especialização, e o hábito de aprender uma profissão, acreditava-se que o trabalho, o casamento e o lar de família são para toda a vida. Porém, nas últimas décadas a vida em sociedade tem sofrido alterações bastante significativas e muito rápidas que produzem mudanças diretas, no dia-a-dia, das pessoas.
Nestas últimas décadas os paradigmas têm vindo a ser alterados e em muitos casos deixa mesmo de haver padrão, ou seja, a flexibilidade e a capacidade de adaptabilidade são úteis, fundamentais e inevitáveis para se acompanhar a rapidez da evolução do conhecimento e da sociedade.
Por vezes, as mudanças são tão drásticas ou rápidas que há dificuldade em adaptar com a velocidade e facilidade adequadas.
Cada vez mais existe uma maior competitividade e exigência de tempo e dedicação nas profissões. O trabalho e o casamento deixaram de ser para toda a vida, as famílias passaram a ser mais pequenas ou monoparentais. No dia-a-dia, as famílias têm menos tempo para dedicar aos vários membros, as crianças e a sua educação diária ficam entregues a estranhos muitas horas, por outro lado, os idosos são colocados em lares e afastados do grupo familiar. Há casamentos que se desfazem, os despedimentos deixam as pessoas sem ocupação e a vida económica da família sofre alterações.
Verifica-se alguma insegurança e instabilidade em muita gente de todas as idades, aumenta a quantidade e a duração das depressões, é imperativo que as pessoas consigam acompanhar as mudanças e façam as alterações que achem convenientes para que a sua vida pessoal, estudantil e/ou profissional estabilize e siga na continuidade da transformação, sem que haja ansiedade ou stress em demasia, mantendo o equilíbrio e atingindo o sucesso dos resultados que pretende.
O Coaching é um processo que ajuda nas mudanças e que pode ser uma excelente ferramenta para analisar os prós e contras, as capacidades e potencialidades e identificar pontos de melhoria para que a mudança se processe tal como planeado e os resultados sejam uma certeza.
Como tem lidado com as mudanças na sua vida?
Que atitude tem quando o vento é de mudança?






















Comentários