Coelhos, ovos e renascimento
- Licinia Leitão - Coach

- 30 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

O que significa para si a Pascoa?
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da Antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera eram de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
Páscoa é uma importante celebração da igreja cristã em homenagem a ressurreição de Jesus Cristo.
Para os judeus, a Páscoa (Pessach ou Pesach) é uma antiga festa realizada para celebrar a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito.
O período da Pascoa é uma junção do religioso com o pagão. Durante a Semana Santa, vários símbolos fazem parte do ritual das comemorações, entre eles:
Ramos de palmeira - A Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, que lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, ocasião em que as pessoas cobriam a estrada com folhas de palmeira, para comemorar sua chegada.
Cordeiro - Para os cristãos, Jesus Cristo é o “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.
Peixe - Faz parte do ritual da Semana Santa comer peixe na Sexta Feira Santa, para lembrar o ritual dos 40 dias de jejum de carne, seguidos pelos cristãos durante a Quaresma.
Círio Pascal - O Círio Pascal é uma grande vela, decorada com as letras gregas alfa e ômega, que significam “início” e “fim”, respetivamente, e usada durante as missas da Semana Santa.
Coelho da Pascoa - Vários povos da antiguidade consideravam que o coelho era a representatividade da fertilidade e do ressurgimento da vida.
Ovo da Pascoa - Era um costume antigo entre os povos do Mediterrâneo presentear os amigos com ovos, desejando-lhes a passagem para uma vida feliz. Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os ovos eram cozidos, pintados e presenteados, para representar a fertilidade e a vida.
O que significa para mim a Pascoa? Para mim é tempo para processos de reflexão, passagem, construção... independentemente da evolução de cada individuo.
Estar em processo de construção é refletir, reorganizar, reprogramar e recriar, implica querer evoluir e desenvolver-se pessoal ou profissionalmente e deixar de estar acomodado no dia a dia.
Por vezes o processo de construção necessita de desapego ou de demolição (como por exemplo um divórcio) e sofrimento e só, posteriormente, um renascer. Esses processos podem implicar recolhimento, inovação e muita atitude.
Há muitas coisas para aprender...
e tantas outras para limpar, desapegar...
tempo de esperança, de recriar e de renovação...
Muitas flores, ovos e coelhinhos e todo o renascimento da Primavera
Pascoa Feliz






















Comentários