Ideia, Plano, Ação
- Licinia Leitão - Coach

- 30 de jan. de 2018
- 2 min de leitura

Na vida é necessário sonhar, querer, analisar os recursos, programar e preparar a caminhada e pôr em prática, mantendo o foco e cultivando a motivação.
Nas empresas (numa descrição muito simplista) identifica-se um propósito, analisa-se o mercado, identifica-se a missão, a visão, os valores, estabelece-se a estratégia e, posteriormente, cria-se um plano de marketing onde se equacionam todas as questões que levam ao objetivo final, estabelecendo as metas, identificando as características do publico-alvo, estudando o marketing-mix, criando planeamentos e orçamentos, formas de medir e monitorizar e põe-se em ação.
Na vida pessoal tudo isto é aplicável, de uma forma simples e, muitas vezes, inconsciente as pessoas criam uma ideia/visão do que pretendem alcançar no futuro, procuram formas de lá chegar, entram em ação. Por exemplo, quando um casal pensa em casar estão a criar o sonho, a visão do futuro e o querer não chega, necessitam concretizar uma série de ações, implica escolher uma data, um local para o acontecimento ser celebrado e outro para passar a lua-de-mel, encontrar solução financeira para todas as despesas, escolher o vestido e o fato para os noivos, selecionar os convidados e enviar os convites, preparar as lembranças, etc, etc, até chegar à concretização do sonho (o casamento aqui é apenas um exemplo que me parece ser de mais fácil entendimento, mas que pode ser com outro acontecimento ou obejtivo).
Quais as diferenças entre o que acontece no dia-a-dia, em que as pessoas se debatem para conseguir concretizar as suas metas ou sonhos, ou, simplesmente, para mudar a situação em que estão e que não lhes é favorável ou iniciar um projeto ou a fazer exercício físico, ou... ou... e a facilidade com que se organizam para concretizar o grande acontecimento que é o casamento?
O facto é que qualquer pessoa sem necessidade de formação, de gestão de empresa ou de marketing ou de algo relacionado, consegue estabelecer um objetivo, que no exemplo dado é o casamento, com um data marcada a médio prazo, criar um planeamento de tudo o que é necessário para que nada falte e tudo corra muito bem, fracionando em metas na linha temporal e concretizando todas as fases pré estabelecidas.
Nas tais metas do dia-a-dia, nalguns casos as pessoas logo à partida acham-se incapazes de conseguir, ou iniciam o percurso mas a meio cansam, desanimam e desistem, habitualmente, não se mantêm focadas, nem comprometidas nem com a persistência necessária, como acontece no exemplo do casamento.
"Uma paixão forte por qualquer objeto assegurará o sucesso, porque o desejo pelo objetivo mostrará os meios." William Hazlitt
Foco, comprometimento, persistência e motivação podem fazer a diferença entre o sonho e o sucesso.
"Não basta dar os passos que nos devem levar um dia ao objetivo, cada passo deve ser ele próprio um objetivo em si mesmo, ao mesmo tempo que nos leva para diante." Johann Goethe






















Comentários