Quem sou?
- Licinia Leitão - Coach

- 10 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Compreender o que é ou quem é o Ser Humano é um dos exercícios mais complexos e desafiantes.
Uma grande parte das pessoas tem dificuldade em responder a uma pergunta, aparentemente, simples... Quem sou? Não são respostas do tipo: sou alto, gordo, negro, católico, professor, costureira, solteiro, pai, etc etc etc.... a questão deve ir ao interior de cada um.
O Ser Humano é um mundo de diversidades e de vulnerabilidades.
Independentemente da vivência, da família, da educação, do trabalho, da idade, dos medos, das crenças, dos valores, da religião, das regras sociais... dentro de cada Ser Humano existe em maior ou menor quantidade tudo isto e muito mais:
escuridão e luz
guerra e paz
ódio e amor
maldade e bondade
egoísmo e altruísmo
negativo e positivo
infelicidade e felicidade
raciocínio e intuição
procrastinação e ação
apego e desapego
dependência e emancipação
descontentamento e satisfação
necessidade e prosperidade
capacidade de destruição, de sabotagem e de criação
Yin e Yang (yin é o princípio feminino, noite, Lua, a passividade, absorção; yang é o princípio masculino, Sol, dia, a luz e atividade)
etc etc
Em todos existem estes e outros opostos, faz parte da natureza humana. Mesmo que a pessoa seja pacifica e viva em paz em determinados momentos de stress ou de discussão a guerra, a maldade o egoísmo dão sinal de vida e instala-se a ambivalência e as vozes internas crescem. O que prevalece é o que cada um mais demoradamente dedica a sua atenção e pensamento, independentemente de ser o que a pessoa entende ser o certo.
O que prevalece na sua vida? os pontos negativos ou os positivos?
Tem consciência dos seus momentos negativos? Faz alguma coisa para melhorar?
Tudo começa com as sementes que lançamos à terra, o que queremos que floresça no futuro?
"Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der." Carl Jung
"Hoje todos podemos ser melhores do que ontem desde que se tome consciência e se entre em ação para sair da zona de conforto e mudar." Licínia Leitão






















Comentários